segunda-feira, 25 de junho de 2012


PROJETO VOCÊ MAIS BELA RUMO AO ALTAR
                                                por Dra. Valéria Cristina de Andrade Garcia 

 
É OU NÃO É SAUDÁVEL?!?!?
Olá Caros Noivos.
Resolvi escrever sobre a culinária japonesa devido ela estar sendo muito divulgada e hoje vemos algumas preparações até mesmo em festa de casamento, o que não se via antes....
Apesar de ser completa em termos nutricionais e por isso considerada saudável, a culinária japonesa oferece preparações que devem ser evitadas, como exemplo, as frituras, para quem está de dieta. Para quem deseja emagrecer ou manter o peso devem consumir moderadamente as iguarias da cozinha japonesa.
Primeiramente, a comida japonesa é uma arte que merece ser apreciada com os olhos, mas para muitos ela é light por conter peixes, algas e legumes. O que devemos ficar de olho é como são as preparações de cada prato. Posso citar guioza, hot roll, tempurá que são preparados na forma de fritura apesar de conter legumes, e fritura não é indicada em dietas.
Vocês devem ficar atentos também com o shoyu que tem muito sódio e contêm açúcar na sua preparação. Basta lerem o rótulo para verificarem.
Devemos lembrar também que a maioria dos pratos são preparados com arroz e este arroz para dar liga é colocado açúcar!!! Alguns sushis que tem arroz em sua preparação podem conter uma colher de arroz, dependendo do seu tamanho e aí fiquem de olho em quantos podem ser consumidos.
Mas nem tudo é perdido, é claro que existem boas opções quando resolvemos frequentar um rodízio de comida japonesa. Podemos citar o sashimi, missoshiru, cogumelos como shitaki e o shimeji e o  uramaki que são pouco calóricos. O temaki, yakissoba, niguiri e sushi (consumir com moderação).
Os peixes devem ter boa procedência porque para serem consumidos crus eles passam por procedimentos de congelamento abaixo de zero para matar as bactérias que podem causar intoxicações e até levar a óbito.
Bem, o meu objetivo quando resolvi escrever esta matéria para vocês, foi despertá-los porque observo que as pessoas acham que só por ter peixe na preparação pode consumir a vontade e não é bem assim. Tem muitas coisas envolvidas na preparação de um alimento e quando forem degustar algo incomum a nossa culinária devemos procurar conhecer como são preparados. 






    Dra. Valéria Cristina de Andrade Garcia -
 Nutricionista especializada em nutrição esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário